Olá!
Finalmente nasceu o nosso blog!
Essa será uma ferramenta para tirarmos dúvidas e compartilharmos nossas experiências e vivências, além de uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Método Montessori e seus benefícios na educação de nossos pequenos.
Este primeiro post é bem teórico, mas fala da base do Método, por isso é fundamental para compreendê-lo. É um resumo das aulas do Gabriel Salomão que é um grande especialista no assunto, tem um blog muito interessante o Lar Montessori e ministra cursos muito legais! Super indico!
Você já deve ter ouvido falar da italiana Maria Montessori (1870 – 1952) idealizadora do método. Primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.
Em uma época em que a educação era marcada por rigidez e até mesmo castigos físicos, Montessori mudou os rumos da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância, elaborando e aperfeiçoando técnicas de aprendizagem que procuravam inter-relacionar e harmonizar atividade, liberdade e individualidade. Em 1907 criou a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das crianças) e nos anos 1940 seu método se difundiu pelo mundo.
Com ênfase no desenvolvimento infantil durante a primeira infância e com aplicação universal, o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos.
Ao focar esse desenvolvimento na primeira infância*, Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato num esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes atividades: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.
Maria Montessori acreditava que nem a Educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a finalidade maior da Educação Montessoriana.
O método Montessori pode ser aplicado na vida de qualquer criança!!
Até mais😉!!!
Abraço!
Aurélia da Luz Schneck
Fonte: Extraído dos mini cursos sobre o Método Montessori do blog Lar Montessori de Gabriel Salomão aulas 1 e 2.
*Primeira Infância à de 0 a 6 anos.
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