top of page
Buscar

TRÊS PILARES TEÓRICOS DA TEORIA MONTESSORI

Foto do escritor: FABULARFABULAR

Atualizado: 5 de dez. de 2019

Olá!


Continuando o assunto dos princípios de Montessori para posteriormente entendermos como aplicá-la no nosso dia a dia.


Mas a teoria é fundamental para a compreensão.


Refere-se, de certo modo, ao ser interno de cada um e do meio em que vive.


Uma parte espiritual, cósmica, que torna a essência da criança, do adulto e do ambiente, a fonte para o aprendizado, com uma interconexão existente.


Os três pilares teóricos embasam o desenvolvimento da aplicação Montessoriana que estão demonstradas na figura abaixo:


✔ AUTOEDUCAÇÃO: à é o principio que tem por base que a criança é capaz de aprender sozinha. Em Montessori, nós confiamos na criança. Se ela estiver num ambiente preparado, ela pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre.


✔ EDUCAÇÃO CÓSMICA: à tem por base a interligação dos seres vivos e seres não vivos e a sua interdependência. Fazer com que a criança sinta e perceba que todas as coisas estão profundamente conectadas e dependem uma das outras para existir. Isso permite à criança desenvolver senso de gratidão para com tudo que há no mundo e perceber a ordem subjacente à natureza e ao universo.


✔ EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA: à é explorada ao máximo através dos seus conteúdos e da forma como é ensinada, derivando duas características fundamentais do método Montessori: a observação cientifica e a forma de ensinar. A observação cientifica pressupõe como tarefa principal do educador entender como o desenvolvimento da criança se dá e como ele pode auxiliar nesse processo da forma mais natural possível. O adulto tem também como tarefa apresentar o material, de uma forma rápida, simples e objetiva. Num primeiro momento apresenta o material à criança, num segundo momento ensina como utilizar e explorar o material e num terceiro momento afasta-se e observa. Aqui o educador não interfere ou interfere o mínimo, só assim é possível analisar de forma cientifica como a criança se desenvolve, como ela aprende e qual a melhor forma de a auxiliar no processo de aprendizagem. É com a apresentação objetiva e a observação cientifica que se verifica o processo do método cientifico em aula, sendo por isso Montessori uma pedagogia cientifica.


Espero que tenham apreciado a leitura!


Até breve...😉😉

Abraço!


Aurélia da Luz Schneck


Fonte: Livro Princípios Montessori para Famílias e outros textos de Gabriel Salomão.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page