top of page
Buscar
Foto do escritorFABULAR

TRÊS PILARES PRÁTICOS DE MONTESSORI

Atualizado: 23 de out. de 2019


Trata-se basicamente do processo de ensino / aprendizagem na prática. São os quesitos para o bom andamento do método, garantindo os resultados desejados.


A partir deles podemos colocar em prática a metodologia Montessori em nosso dia a dia.


São eles:


Adulto Consciente: o adulto preparado é aquele que conhece como a criança se desenvolve, qual o ambiente em que ela se desenvolverá e conhece-se muito bem a si mesmo.Conhecer-se é a principal dificuldade de ser uma adulto preparado. A preparação do adulto é científica mas também espiritual. Este deve saber como a criança se desenvolve e admirar as possibilidades de desenvolvimento da criança por meio das quais aquela constrói a humanidade futura. Para além de um conhecimento interno o adulto preparado pressupõe ter um conhecimento científico. É necessário que este conheça as fases de desenvolvimento da criança e observe atentamente este desenvolvimento.Esta observação deve ser feita através de um diário de observação sobre a criança e um diário de observação sobre si mesmo o que permite compreender em que estágio de desenvolvimento se encontra a criança e uma reflexão sobre si mesmo numa busca constante de aperfeiçoamento.

Ambiente Preparado: tal como numa experimentação cientifica é necessário que exista um ambiente preparado, para isso são três as características que o ambiente deve ter que auxilia a criança no seu processo de aprendizagem. A primeira característica está relacionada com um ambiente onde apenas estão os materiais necessários a serem utilizados pela criança. Retirando aquilo que não é utilizado deixando apenas o estritamente necessário. A segunda característica é a posição dos materiais. Estes devem estar ao alcance da criança para que esta os possa utilizar. Mesmo que os materiais estejam fora do alcance da criança deve-se proporcionar o alcance através de um banco de apoio que seja estável e seguro através do qual a criança chega aos materiais que lhe são estritamente necessários. Por fim a ultima característica de um ambiente preparado tem a ver com a ordem. Inicialmente a criança observa o mundo como um verdadeiro caos, é necessário tornar este caos cósmico. Criar um ambiente organizado que facilita à criança compreender com pouca ajuda.

Criança Equilibrada: para o desenvolvimento feliz e pleno das crianças, a Maria Montessori recomenda um ambiente preparado no qual a criança, com pouca intervenção do adulto, possa viver sua vida de acordo com as leis do seu próprio desenvolvimento. Montessori considera a criança um "embrião espiritual", que desde o nascimento possui além de vida física, vida psíquica. Montessori acredita que todas as crianças nascem com sensibilidade e potencialidade que necessitam ser estimuladas adequadamente através de um ambiente preparado, facilitando atividades espontâneas, concentradas, autocorretivas, contribuindo assim para a liberdade, independência e desenvolvimento intelectual das crianças. Para Montessori cada estágio de desenvolvimento da criança tem uma coisa em comum: períodos sensíveis, ou momentos particulares quando a criança é atraída a certas atividades a fim de que o desenvolvimento específico ocorra.

Espero que tenham apreciado a leitura!

Até já! 😁

Fonte: Aula 2 de Gabriel Salomão do Lar Montessori

5 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page