Buscar
  • FABULAR

O QUE DIFERENCIA A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A MONTESSORI?

Atualizado: 6 de Dez de 2019




Educação é uma das bases primordiais na vida de uma criança.


E nas últimas décadas a forma de ensinar e aprender mudou bastante, e isso impacta no nosso dia a dia. Porém nem sempre é fácil compreender as diferenças entre cada método de educação.


Mas isso é importante para escolher quais deles se adaptam ao nosso estilo de vida e como você quer preparar o seu filho para o futuro, para os desafios que a vida impõe.


A realidade é que o modelo de educação rígido e hierárquico, focado na obediência cega, submissão, castigos, gritos palmadas e elogios vazios estão dando lugar a uma forte tendência de priorizar a informação de qualidade com foco para educar para a paz, se conectando com o seu filho, respeitando-o, ensinando-o a lidar com as emoções, ou seja, preparando-o para enfrentar cada situação que se apresentar na sua vida.


A Metodologia Montessori ensina para as crianças conteúdos que abordam assuntos da vida prática, ética, cidadania, educação ambiental e inteligência emocional. O foco é aprender os porquês, o sentido das coisas. Além disso, respeita a individualidade de cada criança e respeita o ritmo e as preferências de cada uma.


Na educação tradicional o foco está em conteúdos distantes da prática, nas escolas os alunos simplesmente decoram para passar na prova. As crianças simplesmente obedecem às ordens dos pais, não é permitido nenhum questionamento e suas vontades são oprimidas pelas dos adultos. Se erram lhes são atribuídos castigos e se acertam elogios vazios. Costumam também rotular as crianças de acordo com o seu comportamento: meu filho é preguiçoso, meu bebê é muito inteligente, meu filho é teimoso, brigão, não tem jeito.


A título de informação para os pais e ajudar na diferenciação de cada método de educação que existe atualmente, a Associação Brasileira de Educação e Cultura elaborou uma tabela traçando um paralelo entre o Método Tradicional de Educação e o Método Montessori conforme demonstram as figuras abaixo:




Educar com o Método Tradicional pode ser muito desgastante, estressante e cansativo, nos traz sofrimento e faz com que percamos a conexão com a nossa criança. Porque os gritos e xingamentos cessam o comportamento inadequado no momento, mas ele se repete porque não trabalhamos a causa.


Já o Método Montessori fortalece a conexão com a criança, é mais saudável e menos desgastante e mais eficaz, porque trabalhamos diretamente na causa.


E o mais interessante é que o método Montessori pode ser aplicado em nossas casas também, pois os preceitos são aplicáveis no nosso dia a dia.


Além deste método existem outros que são complementares e corroboram com a educação de nossos pequenos. São eles: disciplina positiva, comunicação não violenta e programação neurolinguística (PNL).


Sugiro que conheçam cada um deles para criar o seu modelo de educação de acordo com os seus valores, preceitos e sua realidade.


Assim que fazemos com a nossa pequena e está dando super certo!


Espero que contribuí com vocês nessa nobre e desafiadora missão da parentalidade!


Quero ouvir o que vocês acharam desse post!


Até mais...😉


Abraço!


Aurélia da Luz Schneck


Fonte: MÉTODO MONTESSORIANO: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE E DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autoras: Ana Carolina Evangelista Faria, Ana Cristina Ferreira Lima, Danielle Prevatto Orbe Vargas, Indianara Gonçalves, Kândice Stopa, Lívia Cristina Eiterer Brugger (2012).






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COMO MONTESSORI SURGIU EM NOSSAS VIDAS

Queridos, tenho uma péssima notícia para vocês! Aquela máxima que nasce uma mãe e um pai assim que a criança nasce não é bem assim... Claro que criar o filho todos irão criar.Isso sim, fazemos por ins